Gestão de equipe: 3 boas práticas para adotar no seu motel
Por meio de uma boa gestão de equipe no motel, o negócio tem a possibilidade de identificar quais são as pessoas que mais se destacam no dia a dia, quais são os gargalos existentes que impedem de ampliar os ganhos do estabelecimento, além de contribuir para uma redução dos índices de turnover (rotatividade de funcionários). Mas, como realizar essa atividade de forma efetiva e que traga os ganhos apresentados?
Pensando nesse aspecto, elaboramos este material para que você confira algumas dicas úteis que podem ser implementadas no negócio. Continue a leitura e saiba mais!
1. Manter uma comunicação interna eficiente
Manter a comunicação interna alinhada contribui para trazer mais transparência para a sua equipe de funcionários. Entenda: suponhamos que o motel estabeleceu uma promoção específica para o Dia dos Namorados. É importante que toda a equipe esteja alinhada quanto às estratégias de seu negócio para que se sintam pertencidas àquele espaço e tenham na “ponta da língua” todo o projeto para tirar dúvida de qualquer cliente, seja presencial, seja por telefone ou redes sociais.
Para isso, faça uma reunião periódica apresentando algumas das ideias da gestão e alterações de processos (caso haja). O ideal é que seja feita, pelo menos, duas vezes ao mês. Não deixe de tirar todas as dúvidas que as pessoas venham a ter — uma vez que isso demonstra interesse com seus colaboradores.
2. Promova o engajamento de seus funcionários
Uma gestão de equipe eficaz está atenta com o engajamento dos funcionários. Para alcançar esse objetivo, não deixe de reconhecer sempre que uma pessoa se destacar em suas funções. Uma atitude simples e prática, como um mural trazendo os funcionários que melhor desempenharam suas funções, pode contribuir para que o time desempenhe melhor suas demandas e, consequentemente, contribua para os resultados do motel.
Além disso, faça atividades periódicas que permitam uma união de sua equipe. Festas de final de ano são um bom exemplo disso, bem como eventos em datas específicas — oferecer “mimos” para as funcionárias que são mamães no mês de maio, por exemplo.
3. Conte com a tecnologia como aliada
Por fim, é essencial que seu negócio conte com a tecnologia como aliada para gerenciar os colaboradores de forma eficaz.
Hoje, existem softwares pensados especificamente para a realidade de um motel, que contribui não apenas para a gestão de equipe, como também para a redução de custos do estabelecimento, para um controle de clientes — permitindo estratégias de marketing mais alinhadas —, além de disponibilizar relatórios para que a administração tenha ciência de todos os resultados, pontos positivos e o que pode ser aperfeiçoado.
Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas para a gestão de equipe, além de entender como a tecnologia pode trabalhar como uma importante aliada nesse processo. Conforme vimos, essas práticas são importantes para garantir a satisfação de seus funcionários, além de ser também uma medida para reduzir custos do negócio — lembre-se de que contratar e demitir profissionais gera gastos para a empresa e pode impactar diretamente a saúde financeira do motel.
Além de todos esses pontos, o treinamento de funcionários também traz benefícios para a sua equipe. Se quiser se aprofundar no tema, continue no blog e boa leitura!