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6 boas práticas para fazer gestão de estoque no seu motel

6 boas práticas para fazer gestão de estoque no seu motel

Por se tratar de um segmento no qual a rotatividade das suítes é grande — quando comparado ao setor hoteleiro —, o processo de gestão de estoque é bem meticuloso e, ao mesmo tempo, diligente. A reposição de suíte deve ocorrer a cada checkout e a observância, por parte das camareiras, a detalhes que podem ser uma grande “pegadinha” — como troca de produtos no frigobar (cliente leva uma embalagem de bebida idêntica e troca por outra cheia, por exemplo) — são desafios diários na rotina de motel.

Ao final do turno, a reposição — do que muitos motéis chamam de adega ou estoque rotativo — deve ser feita conferindo o saldo no início do turno e o saldo final, baseado no relatório de vendas do turno final.

Como você pode perceber, a gestão de estoque no motel não é algo tão simples, porém, não é nada impossível. Para ajudar nessa questão, separamos 6 boas práticas para você otimizar a gestão de estoque no seu negócio.

Quais são as boas práticas para fazer a gestão de estoque no motel?

Colocar em prática algumas ações para tornar a gestão de estoque do seu motel mais eficiente é essencial para garantir a satisfação dos seus clientes e contribuir para o fortalecimento do seu negócio no mercado. A seguir, mostramos o que você deve fazer. Acompanhe!

1. Analisar a Curva ABC do estoque

A curva ABC possibilita a classificação dos produtos disponíveis em seu estoque, de modo que eles se dividam em três categorias — levando em consideração o nível de importância de cada uma das mercadorias. Essa análise é de extrema importância, visto que o produto mais vendido pode não ser o mais lucrativo, e isso impacta diretamente na compra desse item.

Na classe A temos os produtos considerados mais importantes, os quais costumam oferecer mais lucro para o seu motel. Já na classe B temos os produtos de nível intermediário, e embora eles não ofereçam tanto lucro, a sua demanda é relativamente alta. Por fim, temos a classe C, que nada mais são que os produtos de menor relevância, pois não têm grande saída ou geram muito pouco lucro para o motel.

2. Faça inventário periodicamente

O inventário refere-se ao registro e contagem de todos os produtos que o seu motel possui. É por meio dele que você consegue comparar os dados do estoque com as informações contidas no registro de compras com os itens que já foram vendidos.

A realização de um inventário costuma ser mais trabalhosa, porém, é muito importante para o seu motel, uma vez que ele ajuda a identificar quanto de material o seu negócio ainda tem disponível, facilitando, assim, o processo de compra de novas mercadorias.

Além disso, você consegue ter em mãos dados que informam o valor líquido do seu estoque. Com esses dados, é possível planejar investimentos futuros e melhorar a precificação dos seus serviços.

3. Acompanhe as demandas

Acompanhar as demandas é essencial para manter um nível de gestão de estoque eficiente, a fim de garantir que o negócio funcione sem atrasos.

Verifique a data de validade dos produtos, analise quais deles têm mais procura e organize-se para que não faltem em seu estoque. Nesse momento, contar com a tecnologia ajudará muito a tornar esse processo menos lento e livre de erros.

4. Defina datas para as compras

É muito frustrante e inconveniente para quem se hospeda não usufruir de algo que solicitou. Por essa razão, é muito importante definir datas de compras para garantir que nada faltará na hora de atender seus clientes.

Quando você tem suprimentos suficientes para atender às necessidades dos seus hóspedes, é possível melhorar significativamente a experiência deles. Por exemplo, considere a compra de kits de amenities, pois a falta deles dentro da suíte pode gerar uma grande insatisfação ao cliente.

Gerencie o saldo de itens e ordem de compra para necessidades futuras. Assim, você emite itens e recebimentos para vários departamentos. Além disso, pode rastrear cada item para seu uso efetivo no sistema.

5. Conte com a tecnologia

Uma das dicas mais importantes de gestão de estoque moteleiro é investir em automação.

Use a tecnologia para aprimorar a experiência do hóspede, fazendo com que ele se sinta seguro em seu estabelecimento e tenha facilidade para acessar seus serviços. Além disso, ela é importante para otimizar a sua gestão de estoque e evitar trabalhos manuais que costumam ser mais onerosos e demorados.

Saiba que a indústria da hospitalidade é inovadora e estimulante, e sempre há novas maneiras de melhorar sua estratégia de gestão de propriedades.

Sistema para motel

6. Dê atenção para o setor de Alimentos e Bebidas (A&B)

A maioria dos motéis oferece algum tipo de comida e bebida, seja serviço completo ou simples. Um gerente de cozinha ou chef cria menus e supervisiona os pedidos, preparação e entrega de alimentos.

Dependendo da extensão da operação do restaurante, outros funcionários podem incluir mais pessoal.

Esse setor é muito importante dentro da motelaria, pois oferece aos clientes uma maior comodidade e, consequentemente, contribui para a melhora da experiência do seu consumidor. Além disso, podemos dizer que, quando esse serviço é bem-feito, há grandes chances de aumentar o ticket médio dos seus clientes.

A tecnologia pode ajudar nesse sentido. Por meio dela é possível:

  • fazer um melhor controle dos alimentos e bebidas do seu motel;
  • reduzir desperdícios;
  • melhorar o atendimento etc.

Como o Sismotel pode auxiliar na gestão de estoque?

O Sismotel oferece funcionalidades específicas para a gestão de estoque do seu motel. Ele possibilita o registro de informações referente a todos os produtos que estão armazenados, a fim de evitar a necessidade de contabilizá-los com frequência. Você tem acesso a esses dados de maneira rápida e simplificada.

Além do mais, o sistema é muito intuitivo, o que facilita a rotina de seus colaboradores e permite que eles possam gerir o estoque com mais eficácia, aumentando a produtividade do time e reduzindo ao máximo equívocos que são muito comuns em processos manuais.

Na funcionalidade Controle de Estoque do Sismotel, você consegue acompanhar de perto a validade dos produtos e ter acesso fácil a dados daqueles lotes de produtos que estão com a data de validade muito próxima.

Dessa forma, é possível evitar prejuízos financeiros com o desperdício de materiais — inclusive, também há a economia de tempo, uma vez que o colaborador não precisa se dirigir ao estoque para procurar produtos perto de vencer.

O Sismotel também possibilita que você gere relatórios de sugestão de compras para reduzir ao máximo a falta de mercadorias. Você só precisa definir a quantidade mínima que deseja ter no estoque e o próprio sistema enviará um “alerta” antes que tal produto chegue ao fim.

O módulo “Estoque” do Sismotel oferece muito mais funcionalidades, tais como:

  • controle de múltiplos estoques;
  • reposição otimizada de turno, dispensando a necessidade de digitar todos os itens a serem repostos após o encerramento de turno;
  • relatório de reposição;
  • análise de movimentação por Kardex;
  • inventário de estoque;
  • derivação de insumos para montagens de kits;
  • gerenciamento de produtos entre filiais;
  • relatório Curva ABC.

Viu só como é possível ter uma gestão de estoque eficiente em seu motel? A Microtecs pode ajudar na gestão de estoque, uma vez que o sistema Sismotel gera mais economia e segurança para o seu negócio, pois você terá à sua disposição todas as informações necessárias para fazer com que o seu motel cresça de maneira sustentável.

Entre em contato conosco agora mesmo e potencialize os resultados do seu negócio com essa solução inovadora!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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