6 boas práticas para fazer gestão de estoque no seu motel
Por se tratar de um segmento no qual a rotatividade das suítes é grande — quando comparado ao setor hoteleiro —, o processo de gestão de estoque é bem meticuloso e, ao mesmo tempo, diligente. A reposição de suíte deve ocorrer a cada checkout e a observância, por parte das camareiras, a detalhes que podem ser uma grande “pegadinha” — como troca de produtos no frigobar (cliente leva uma embalagem de bebida idêntica e troca por outra cheia, por exemplo) — são desafios diários na rotina de motel.
Ao final do turno, a reposição — do que muitos motéis chamam de adega ou estoque rotativo — deve ser feita conferindo o saldo no início do turno e o saldo final, baseado no relatório de vendas do turno final.
Como você pode perceber, a gestão de estoque no motel não é algo tão simples, porém, não é nada impossível. Para ajudar nessa questão, separamos 6 boas práticas para você otimizar a gestão de estoque no seu negócio.
Quais são as boas práticas para fazer a gestão de estoque no motel?
Colocar em prática algumas ações para tornar a gestão de estoque do seu motel mais eficiente é essencial para garantir a satisfação dos seus clientes e contribuir para o fortalecimento do seu negócio no mercado. A seguir, mostramos o que você deve fazer. Acompanhe!
1. Analisar a Curva ABC do estoque
A curva ABC possibilita a classificação dos produtos disponíveis em seu estoque, de modo que eles se dividam em três categorias — levando em consideração o nível de importância de cada uma das mercadorias. Essa análise é de extrema importância, visto que o produto mais vendido pode não ser o mais lucrativo, e isso impacta diretamente na compra desse item.
Na classe A temos os produtos considerados mais importantes, os quais costumam oferecer mais lucro para o seu motel. Já na classe B temos os produtos de nível intermediário, e embora eles não ofereçam tanto lucro, a sua demanda é relativamente alta. Por fim, temos a classe C, que nada mais são que os produtos de menor relevância, pois não têm grande saída ou geram muito pouco lucro para o motel.
2. Faça inventário periodicamente
O inventário refere-se ao registro e contagem de todos os produtos que o seu motel possui. É por meio dele que você consegue comparar os dados do estoque com as informações contidas no registro de compras com os itens que já foram vendidos.
A realização de um inventário costuma ser mais trabalhosa, porém, é muito importante para o seu motel, uma vez que ele ajuda a identificar quanto de material o seu negócio ainda tem disponível, facilitando, assim, o processo de compra de novas mercadorias.
Além disso, você consegue ter em mãos dados que informam o valor líquido do seu estoque. Com esses dados, é possível planejar investimentos futuros e melhorar a precificação dos seus serviços.
3. Acompanhe as demandas
Acompanhar as demandas é essencial para manter um nível de gestão de estoque eficiente, a fim de garantir que o negócio funcione sem atrasos.
Verifique a data de validade dos produtos, analise quais deles têm mais procura e organize-se para que não faltem em seu estoque. Nesse momento, contar com a tecnologia ajudará muito a tornar esse processo menos lento e livre de erros.
4. Defina datas para as compras
É muito frustrante e inconveniente para quem se hospeda não usufruir de algo que solicitou. Por essa razão, é muito importante definir datas de compras para garantir que nada faltará na hora de atender seus clientes.
Quando você tem suprimentos suficientes para atender às necessidades dos seus hóspedes, é possível melhorar significativamente a experiência deles. Por exemplo, considere a compra de kits de amenities, pois a falta deles dentro da suíte pode gerar uma grande insatisfação ao cliente.
Gerencie o saldo de itens e ordem de compra para necessidades futuras. Assim, você emite itens e recebimentos para vários departamentos. Além disso, pode rastrear cada item para seu uso efetivo no sistema.
5. Conte com a tecnologia
Uma das dicas mais importantes de gestão de estoque moteleiro é investir em automação.
Use a tecnologia para aprimorar a experiência do hóspede, fazendo com que ele se sinta seguro em seu estabelecimento e tenha facilidade para acessar seus serviços. Além disso, ela é importante para otimizar a sua gestão de estoque e evitar trabalhos manuais que costumam ser mais onerosos e demorados.
Saiba que a indústria da hospitalidade é inovadora e estimulante, e sempre há novas maneiras de melhorar sua estratégia de gestão de propriedades.
6. Dê atenção para o setor de Alimentos e Bebidas (A&B)
A maioria dos motéis oferece algum tipo de comida e bebida, seja serviço completo ou simples. Um gerente de cozinha ou chef cria menus e supervisiona os pedidos, preparação e entrega de alimentos.
Dependendo da extensão da operação do restaurante, outros funcionários podem incluir mais pessoal.
Esse setor é muito importante dentro da motelaria, pois oferece aos clientes uma maior comodidade e, consequentemente, contribui para a melhora da experiência do seu consumidor. Além disso, podemos dizer que, quando esse serviço é bem-feito, há grandes chances de aumentar o ticket médio dos seus clientes.
A tecnologia pode ajudar nesse sentido. Por meio dela é possível:
- fazer um melhor controle dos alimentos e bebidas do seu motel;
- reduzir desperdícios;
- melhorar o atendimento etc.
Como o Sismotel pode auxiliar na gestão de estoque?
O Sismotel oferece funcionalidades específicas para a gestão de estoque do seu motel. Ele possibilita o registro de informações referente a todos os produtos que estão armazenados, a fim de evitar a necessidade de contabilizá-los com frequência. Você tem acesso a esses dados de maneira rápida e simplificada.
Além do mais, o sistema é muito intuitivo, o que facilita a rotina de seus colaboradores e permite que eles possam gerir o estoque com mais eficácia, aumentando a produtividade do time e reduzindo ao máximo equívocos que são muito comuns em processos manuais.
Na funcionalidade Controle de Estoque do Sismotel, você consegue acompanhar de perto a validade dos produtos e ter acesso fácil a dados daqueles lotes de produtos que estão com a data de validade muito próxima.
Dessa forma, é possível evitar prejuízos financeiros com o desperdício de materiais — inclusive, também há a economia de tempo, uma vez que o colaborador não precisa se dirigir ao estoque para procurar produtos perto de vencer.
O Sismotel também possibilita que você gere relatórios de sugestão de compras para reduzir ao máximo a falta de mercadorias. Você só precisa definir a quantidade mínima que deseja ter no estoque e o próprio sistema enviará um “alerta” antes que tal produto chegue ao fim.
O módulo “Estoque” do Sismotel oferece muito mais funcionalidades, tais como:
- controle de múltiplos estoques;
- reposição otimizada de turno, dispensando a necessidade de digitar todos os itens a serem repostos após o encerramento de turno;
- relatório de reposição;
- análise de movimentação por Kardex;
- inventário de estoque;
- derivação de insumos para montagens de kits;
- gerenciamento de produtos entre filiais;
- relatório Curva ABC.
Viu só como é possível ter uma gestão de estoque eficiente em seu motel? A Microtecs pode ajudar na gestão de estoque, uma vez que o sistema Sismotel gera mais economia e segurança para o seu negócio, pois você terá à sua disposição todas as informações necessárias para fazer com que o seu motel cresça de maneira sustentável.
Entre em contato conosco agora mesmo e potencialize os resultados do seu negócio com essa solução inovadora!