Saiba agora mesmo o que é naming e qual o seu papel no branding
Escolher o nome certo para um empreendimento comercial é o primeiro passo para a criação de um novo negócio. No entanto, muitos empresários do setor moteleiro não sabem o que é naming.
Naming é a prática de encontrar um nome que inspire o logotipo ou o design da marca de uma empresa. Essa identidade corporativa é desenvolvida para “lançar” a empresa e garantir que ela esteja bem posicionada no mercado, tornando-se referência para o público-alvo.
Geralmente, escolher o nome de um motel não é uma tarefa fácil. É possível que o nome no qual você está pensando há algum tempo já esteja registrado ou sendo utilizado por outra empresa.
Neste artigo, apresentaremos a importância e algumas técnicas de naming para o seu motel. Vamos lá?
O que é naming e a sua importância
Pode parecer simples ou apenas simbólico, mas o naming pode dar sentido à sua marca. O nome do seu motel é a primeira impressão que todas as pessoas têm do negócio, por isso é essencial transmitir todos os valores que você propõe.
Um nome pode ser simples, abstrato, literal ou fantasioso, dependendo do quão estratégico é para a sua empresa e dos seus objetivos de negócio.
Bons nomes, com bons logotipos, evocam uma forte paixão por sua marca, enquanto os nomes ruins provocam desgosto ou, pior ainda, indiferença.
Uma grande marca pode ser uma vantagem competitiva sólida para seu empreendimento, principalmente quando existe forte concorrência e os recursos entre dois ou mais motéis são praticamente os mesmos.
Praticando o naming no setor moteleiro
Em primeiro lugar, é preciso estar consciente que o nome que se escolhe para um motel precisa ser claro e conciso, com facilidade de pronúncia e escrita e que seja atraente para a pessoa que o ouve.
Essa tarefa não é nada simples ou rápida. É preciso gastar um bom tempo com definição de público-alvo, pesquisas, levantando dados do mercado e avaliando a concorrência.
Os dicionários e enciclopédias também são ferramentas úteis nesse processo. É possível obter informações sobre o significado, a origem etimológica, sinônimos e traduções. Para isso, consulte palavras-chave relacionadas ao sexo, expressões em diferentes línguas, nomes históricos e mitológicos ou diferenciais do seu motel.
Hoje, com a mudança do comportamento do consumidor, os clientes de um motel não buscam mais apenas uma suíte para fazer sexo. Eles querem ter uma boa experiência. Ter consciência disso ajuda não apenas a escolher uma boa marca, mas também a pensar estrategicamente nos serviços que o seu motel oferecerá.
Com base em todas as informações coletadas, faça uma lista de todos os nomes possíveis que você possa imaginar. Nesse momento, quanto mais ideias tiver, melhor.
Assim que tiver uma lista, verifique se os nomes escolhidos não estão registrados. Também é fundamental descobrir se os domínios de site e usuários de redes sociais para os nomes selecionados estão disponíveis. Nesse processo, boa parte dos nomes serão descartados.
Com a lista menor, tenha o cuidado para não escolher um nome “vulgar” ou que pode ser interpretado de uma forma pejorativa.
O naming como uma estratégia de negócio
A marca do seu motel é uma importante forma de marketing. Saber escolher um bom nome para o seu negócio é importante, pois ele ajuda a construir o seu patrimônio no longo prazo, estabelece relacionamento com o cliente, aumenta a conscientização da sua marca e facilita o trabalho de vendas.
O objetivo final desse trabalho de nomeação é que qualquer pessoa poderá identificar rapidamente a sua empresa, simplesmente ouvindo a marca. Cada elemento tem o potencial de criar uma personalidade de marca coesa que os consumidores não apenas se lembrem, mas também se orgulhem de utilizar os serviços.
No mundo complexo e competitivo atual, um motel que cria uma marca que seja consistente, memorável e diferenciada conseguirá cativar os consumidores e, eventualmente, se destacar entre a concorrência.
E você, sabia o que é naming? Quer ficar por dentro de outras dicas de como melhorar a gestão do seu motel? Curta a nossa fanpage!