• Home
  • Blog
  • Saiba agora mesmo o que é naming e qual o seu papel no branding

Saiba agora mesmo o que é naming e qual o seu papel no branding

Saiba agora mesmo o que é naming e qual o seu papel no branding

Escolher o nome certo para um empreendimento comercial é o primeiro passo para a criação de um novo negócio. No entanto, muitos empresários do setor moteleiro não sabem o que é naming.

Naming é a prática de encontrar um nome que inspire o logotipo ou o design da marca de uma empresa. Essa identidade corporativa é desenvolvida para “lançar” a empresa e garantir que ela esteja bem posicionada no mercado, tornando-se referência para o público-alvo.

Geralmente, escolher o nome de um motel não é uma tarefa fácil. É possível que o nome no qual você está pensando há algum tempo já esteja registrado ou sendo utilizado por outra empresa.

Neste artigo, apresentaremos a importância e algumas técnicas de naming para o seu motel. Vamos lá?

O que é naming e a sua importância

Pode parecer simples ou apenas simbólico, mas o naming pode dar sentido à sua marca. O nome do seu motel é a primeira impressão que todas as pessoas têm do negócio, por isso é essencial transmitir todos os valores que você propõe.

Um nome pode ser simples, abstrato, literal ou fantasioso, dependendo do quão estratégico é para a sua empresa e dos seus objetivos de negócio.

Bons nomes, com bons logotipos, evocam uma forte paixão por sua marca, enquanto os nomes ruins provocam desgosto ou, pior ainda, indiferença.

Uma grande marca pode ser uma vantagem competitiva sólida para seu empreendimento, principalmente quando existe forte concorrência e os recursos entre dois ou mais motéis são praticamente os mesmos.

Praticando o naming no setor moteleiro

Em primeiro lugar, é preciso estar consciente que o nome que se escolhe para um motel precisa ser claro e conciso, com facilidade de pronúncia e escrita e que seja atraente para a pessoa que o ouve.

Essa tarefa não é nada simples ou rápida. É preciso gastar um bom tempo com definição de público-alvo, pesquisas, levantando dados do mercado e avaliando a concorrência.

Os dicionários e enciclopédias também são ferramentas úteis nesse processo. É possível obter informações sobre o significado, a origem etimológica, sinônimos e traduções. Para isso, consulte palavras-chave relacionadas ao sexo, expressões em diferentes línguas, nomes históricos e mitológicos ou diferenciais do seu motel.

Hoje, com a mudança do comportamento do consumidor, os clientes de um motel não buscam mais apenas uma suíte para fazer sexo. Eles querem ter uma boa experiência. Ter consciência disso ajuda não apenas a escolher uma boa marca, mas também a pensar estrategicamente nos serviços que o seu motel oferecerá.

Com base em todas as informações coletadas, faça uma lista de todos os nomes possíveis que você possa imaginar. Nesse momento, quanto mais ideias tiver, melhor.

Assim que tiver uma lista, verifique se os nomes escolhidos não estão registrados. Também é fundamental descobrir se os domínios de site e usuários de redes sociais para os nomes selecionados estão disponíveis. Nesse processo, boa parte dos nomes serão descartados.

Com a lista menor, tenha o cuidado para não escolher um nome “vulgar” ou que pode ser interpretado de uma forma pejorativa.

O naming como uma estratégia de negócio

A marca do seu motel é uma importante forma de marketing. Saber escolher um bom nome para o seu negócio é importante, pois ele ajuda a construir o seu patrimônio no longo prazo, estabelece relacionamento com o cliente, aumenta a conscientização da sua marca e facilita o trabalho de vendas.

O objetivo final desse trabalho de nomeação é que qualquer pessoa poderá identificar rapidamente a sua empresa, simplesmente ouvindo a marca. Cada elemento tem o potencial de criar uma personalidade de marca coesa que os consumidores não apenas se lembrem, mas também se orgulhem de utilizar os serviços.

No mundo complexo e competitivo atual, um motel que cria uma marca que seja consistente, memorável e diferenciada conseguirá cativar os consumidores e, eventualmente, se destacar entre a concorrência.

E você, sabia o que é naming? Quer ficar por dentro de outras dicas de como melhorar a gestão do seu motel? Curta a nossa fanpage!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

Quero enviar um depoimento