Entenda o conceito de Revenue Management em motéis
O conceito de “revenue management” — traduzido como gestão de oferta — permite que você gerencie a oferta e o preço das suítes de acordo com a demanda dos clientes, potencializando as receitas do seu motel. Isso porque, ter lotação máxima, ou seja, todas as suítes ocupadas, não é sinônimo de lucro.
Ele funciona como uma forma de antecipar a demanda dos clientes do seu motel de forma a calcular os preços de acordo com esses dados. Para entender melhor, basta lembrar-se do que as companhias aéreas fazem em relação ao preço das passagens, modificando-o de acordo com a previsão da demanda. Essa é a aplicação mais clássica do revenue management, que pode ser implementado também no seu motel.
Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e descubra!
Entenda a demanda dos seus clientes
Em primeiro lugar, é essencial que você comece entendendo qual a demanda dos clientes ao longo do tempo. Para isso, investigue o histórico de dados do seu motel e, caso tenha acesso, o mapa de calor do estabelecimento, para entender qual é o fluxo regular de clientes do estabelecimento e, com isso, gerar dados para embasar o planejamento. Além disso, faça pesquisas de mercado para entender o que o seu cliente deseja, de forma a vender a suíte certa, para o cliente certo, no momento certo e com o preço adequado.
Pense na sazonalidade
Também é importante estudar a sazonalidade da demanda para implementar o revenue management no seu motel. Nesse aspecto, é importante levar em consideração as particularidades do setor moteleiro. Enquanto em hotéis o ciclo de sazonalidade varia ao longo do ano, no motel o ciclo de variação é mais curto, variando bastante ao longo da semana. Dessa forma, avalie bem a sua sazonalidade pensando nessas particularidades.
Planeje o processo a longo prazo
Agora é a hora de planejar a implementação desse conceito no seu motel. É importante saber que ele envolve mais do que apenas uma mudança de preços, mas também o setor de marketing e de divulgação e uma gestão financeira como um todo. Também é essencial lembrar que o revenue management não é uma estratégia de curto prazo, para ser utilizada com efeitos na próxima semana, mas sim de um planejamento a longo prazo, para 60 ou até mesmo 90 dias.
Portanto, com os dados relacionados à demanda dos clientes em mãos, comece a planejar os preços e, até mesmo, períodos de ocupação a serem disponibilizados nos próximos meses e, dessa forma, invista na divulgação e comunicação disso para os seus clientes.
Avalie resultados e mude caso necessário
Após implementar o revenue management, avalie os resultados na sua receita e lucros. Caso identifique problemas, não hesite em mudar o planejamento até efetivamente garantir o sucesso da estratégia.
O conceito de revenue management, muito utilizado na hotelaria e em companhias aéreas, também pode ser uma ótima forma de potencializar os lucros do seu motel. Ele exige estudo da demanda e previsões a longo prazo e pode ser o que você precisava para levar o negócio ao sucesso!
Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar a sua experiência com o revenue management? Então aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário!