• Home
  • Blog
  • Saiba como elaborar uma boa tabela de preço

Saiba como elaborar uma boa tabela de preço

Saiba como elaborar uma boa tabela de preço por casal

Para que um motel possa se destacar em um mercado tão competitivo, é preciso estar atento às estratégias de atração e retenção de clientes, assim como fatores essenciais para uma boa gestão. Entre elas, estabelecer um preço por casal nas suítes de modo que seja atrativo para seus clientes, justo com a estrutura oferecida pelo seu empreendimento e que traga rendimentos positivos para a empresa é algo essencial para a sua administração.

Pensando nisso, elaboramos este texto para que você entenda como deve ser a precificação em motéis que atenda a todos esses requisitos, além de ficar por dentro sobre como um software vai contribuir nesse sentido. Boa leitura!

Quais os principais pontos a considerar para calcular a precificação em um motel?

Antes de calcular a precificação em um motel, é necessário avaliar alguns fatores importantes, pois existem pontos que influenciarão diretamente em sua decisão. Entre eles, é preciso avaliar o Custo x Preço, a Taxa de Ocupação e até mesmo o RevPar — métrica de desempenho do setor moteleiro que tem como objetivo calcular a receita total  de um motel pela quantidade disponível de suítes. ​

Em geral, é necessário levar em consideração fatores como a localização de seu empreendimento, além da estrutura, com o objetivo de atrair os mais diversos tipos de público. É possível contar, por exemplos, com suítes mais bem elaboradas, temáticas e que ofereçam diversos tipos de experiências aos seus clientes por um preço mais elevado, da mesma forma que é importante contar com alternativas mais simples para aqueles casais que desejam apenas passar uma noite fora.

Assim, o indicado é selecionar as suítes por categorias e classificar os preços de acordo com cada uma delas. Nesse sentido, o gestor deve considerar todos os itens presentes em suas opções para avaliar o preço final, como sauna, hidromassagem, piscina, pratos mais elaborados, entre outros atrativos que geram custos para o negócio, seja de manutenção, seja de investimento.

Além disso, também é indicado que sua equipe faça uma pesquisa nos preços de sua região, que geralmente estarão bem parecidos — devido justamente à concorrência na área.

Como definir preços justos e que, ao mesmo tempo, sejam atrativos?

Um dos maiores desafios de hoje é o fato de definir preços justos para suas suítes, conseguir um bom retorno e atrair uma parcela significativa de clientes. Para isso, o mais indicado é apostar em algumas estratégias. Veja!

Faça promoções

No início de todos os anos, faça um planejamento por meio de um cronograma para analisar as datas comemorativas que podem ser aproveitadas pelo setor moteleiro. Entre elas, o Dia dos Namorados, por exemplo. Pense em promoções que sejam atrativas e que vão oferecer um retorno ao seu empreendimento, além de uma divulgação que alcance parte de seu público.

Aposte nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram: utilize imagens chamativas e legendas criativas. Assim, é possível que seu público entenda as vantagens de seu negócio perante os concorrentes.

Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade para motéis diferenciam o seu negócio dos outros empreendimentos da região, promovem os seus principais produtos e serviços, além de aumentarem a retenção de seus clientes mais valiosos. Além disso, é uma excelente oportunidade da sua empresa se aproximar de maneira mais efetiva dos seus clientes, contribuindo para os resultados positivos do negócio.

Aposte em outras maneiras de atrair clientes

Por fim, é essencial estabelecer estratégias para que seu motel consiga atrair ao máximo o seu público, com o objetivo de se destacar independentemente do preço por casal. Entre elas, aposte em cupom digital, faça bons preços para a pernoite e crie pacotes exclusivos com café da manhã e almoço.

Aliás, que tal oferecer “mimos” aos clientes mais fiéis e que sempre frequentam as melhores suítes? Essa é uma maneira simples e prática de fidelizar clientes leais de seu negócio.

Existe alguma situação ilegal relacionada à cobrança de taxa extra? 

Em nossa legislação, não existe nenhuma especificação no que se refere à cobrança de taxa extras para os clientes de um motel. No entanto, é extremamente indicado que o seu empreendimento deixe tudo muito bem sinalizado para que não haja atritos com o seu público que possa culminar em reclamações nas redes sociais e problemas junto aos seus funcionários.

Entre esses avisos, deixe claro na entrada do empreendimento qual é o adicional por pessoa, além de conter no cardápio todas as taxas que serão cobradas por quebras de itens ou por acréscimo nos pratos. Dessa maneira, o cliente não terá nenhuma surpresa ao fechar a sua conta, o que também vai assegurar ao motel a argumentação caso haja algum tipo de reclamação.

Como um software vai contribuir para a definição do preço por casal? 

Hoje, é possível contar com soluções que vão auxiliar no dia a dia da gestão de seu motel, como o uso de um software, por exemplo. Por meio dele, o gestor tem a oportunidade de montar vários tipos de tarifação, analisar os períodos contratados, as diárias, a fração e os possíveis adicionais.

O Sismotel, além de contar com uma ampla variedade de relatórios, permite com que sua equipe possa utilizar todas essas funcionalidades, sendo considerado um dos mais completos do mercado nesse sentido.

Entre os dados oferecidos pela ferramenta, ainda é possível fazer uma análise da tarifação, mapa de calor, além de contribuir efetivamente para montar uma tabela de preços. Por meio desse software, o gestor tem a chance de saber os horários de maior movimento e os períodos que vendem mais, contribuindo para adotar estratégias eficazes e criar promoções atrativas.

Neste conteúdo, você pode entender como elaborar uma boa tabela de preço por casal, além de ficar por dentro de como o seu motel pode se destacar da concorrência cobrando um preço justo e que ao mesmo tempo seja atrativo para seus clientes. Para isso, é fundamental contar com um bom planejamento e com ferramentas que auxiliarão em todo esse processo. Assim, as chances de seus resultados serem positivos aumentam consideravelmente.

Ficou interessado no assunto? Entre em contato com a gente e converse com alguém de nossa equipe. O Sismotel é um sistema que contribuirá diretamente para que a sua gestão seja ainda mais eficaz!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

Quero enviar um depoimento