O que você deve saber para otimizar a gestão fiscal do motel
Em uma administração de motel, além de ter atenção quanto às estratégias de marketing para atrair e reter clientes e também buscar por ações promocionais que destaquem o seu estabelecimento, é preciso adotar melhorias para otimizar a gestão fiscal. Por meio dessa preocupação, há um melhor cumprimento das obrigações fiscais, evita-se erros e multas, e é possível manter profissionais alinhados quanto à complexidade do sistema tributário brasileiro.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire dúvidas sobre o assunto, com bases nas sugestões e dicas de Fabrício Mozer, Consultor Comercial da Sismotel, e Giusan Soares, gerente da empresa. Continue a leitura e saiba mais!
Quais são as principais etapas do controle fiscal de um motel?
Como em qualquer outra empresa, a administração de um motel precisa estar atenta quanto às obrigações fiscais, como o pagamento de impostos, o fornecimento de comprovantes e declarações para o governo federal, entre outros pontos.
Entre as atividades da gestão fiscal, a emissão de notas fiscais e o pagamento de tributos e obrigações acessórias são consideradas algumas das principais. Em relação às notas, as emitidas pelos motéis são as chamadas NFS-e (nota fiscal de serviços eletrônicas). Já os tributos sofrem variações de acordo com o regime tributário no qual o negócio se encaixa (PIS, COFINS, DAS, IPI etc.).
No caso das obrigações acessórias, tratam-se de declarações e documentos que devem ser encaminhados ao fisco, com o objetivo de comprovar que o estabelecimento está em dia com as obrigações, evitando, assim, multas e demais gargalos com o Governo Federal.
Por essa razão, o ideal é que a empresa:
- mantenha os documentos sempre em ordem;
- traga informações relevantes para os profissionais se manterem atualizados;
- padronize processos;
- invista em um software.
Por que é importante ter atenção ao controle de documentos?
No Brasil, a emissão de documentos fiscais é um procedimento que requer muito conhecimento dos empreendedores, justamente pela complexidade do sistema tributário. Por isso, o primeiro passo é analisar e entender de forma mais precisa quais são as normas que tratam de prestação de serviços de modo geral — e não especificamente da emissão de documentos para motéis.
Há leis, por exemplo, que definem como obrigatória a emissão de notas fiscais. Porém, há particularidades em cada estado, cujos detalhes principais podem ser encontrados.
Como é a rotina da administração moteleira na gestão fiscal?
A rotina da administração moteleira relacionada à gestão fiscal está voltada à emissão de documentos fiscais, que exemplificaremos a seguir.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Primeiro, é importante que estejam claras as diferenças existentes entre a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Enquanto a primeira visa registrar a venda de produtos, a NFS-e tem a finalidade de comprovar a prestação de serviços. Por isso, a última é utilizada para a prestação de serviços de motelaria.
Deve-se ressaltar sobre a importância da NFS-e para o fisco municipal, pois é nela que há demonstrativos sobre recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.
Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica
Também conhecida como NFC-e, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica é um documento digital que substitui a nota ou o cupom fiscal de venda. Entre as principais vantagens relacionadas a essa emissão destacamos especialmente a redução de custos de emissão, uma vez que pode ser encaminhada ao cliente por e-mail e impressa por meios comuns — sem a necessidade de um Emissor de Cupom Fiscal.
Quais são os principais problemas envolvidos na gestão fiscal e como resolvê-los?
Na gestão fiscal, é preciso ter o entendimento sobre quais são os problemas mais comuns e como é possível solucioná-los. Entre os principais, a inconsistência de informações tributárias se destaca. Isto é, quando há algum dado tributário não informado ou informado de forma equivocada. Consequentemente, haverá erros no envio das notas fiscais.
Para solucionar essas questões, o ideal é investir em uma ferramenta própria para motéis. O Sismotel, por exemplo. Por meio dele, você tem a oportunidade de centralizar as informações referentes ao seu negócio e também à documentação de forma segura e automatizada. Assim, há a possibilidade de padronizar processos e ter acesso às informações do motel em qualquer momento e em qualquer local, facilitando a gestão como um todo.
Dessa forma, a sua empresa é capaz de cumprir com as obrigações fiscais de forma simples e ágil, aumentando a produtividade de toda a equipe.
Quais os diferenciais do Sismotel?
Por falar em Sismotel, apresentaremos agora alguns de seus diferenciais. A ferramenta tem como base diversos módulos que auxiliam a parte fiscal do negócio, como:
- módulo fiscal;
- módulo de estoque;
- Analytics.
Por meio deles, o time tem a possibilidade de verificar e analisar todas as informações gerenciais do motel de forma remota.
Trata-se de um sistema desenvolvido especialmente para motéis, criado por meio de uma análise das principais necessidades desses estabelecimentos em todo o país. Todas as funcionalidades existentes têm como objetivo trazer segurança, aumento de produtividade, redução de custos e praticidade.
Como é o módulo de gestão fiscal do Sismotel?
Os módulos fiscais do Sismotel foram desenvolvidos especialmente para a equipe ganhar tempo e controle sobre as obrigações fiscais do negócio. São eles:
- NFC-e: Nota Fiscal Consumidor Eletrônica;
- NFS-e: Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, obrigação fiscal municipal — onde é impressa a hospedagem do cliente;
- NF-e: Nota Fiscal Eletrônica;
- SPED: Sistema Público de Escrituração Digital.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a importância da gestão fiscal em um motel e como é possível aperfeiçoar o trabalho nesse sentido. Caso o seu motel esteja precisando de uma solução como essa, inicialmente vamos conhecer as suas necessidades e focar diretamente no que realmente precisa. Afinal, o Sismotel é composto pelo módulo de Gestão Fiscal, mas há outras funcionalidades em nossa ferramenta que contribuem para uma melhor gestão de seu negócio.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre os nossos produtos e serviços, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas. Todo o processo de implantação do sistema, independentemente de qual seja o módulo contratado, é acompanhado de perto pela nossa equipe — contribuindo para a implantação de um serviço de qualidade e que atenda à sua realidade.