O que é Backoffice e quais as suas funções?
Você sabe o que é backoffice? O termo pode parecer mais alinhado com escritórios, mas saiba que cuidar dessa área em seu motel poderá ser fundamental para garantir melhores resultados e uma maior experiência com o cliente em seu espaço.
Neste artigo, vamos trazer todas as informações que você precisa saber sobre o assunto e mostrar de que forma poderá implementar o backoffice em seu negócio. Boa leitura.
O que é backoffice?
O backoffice diz respeito às áreas que atuam dentro das empresas e que não estão relacionadas diretamente com o atendimento ao público, fornecendo o suporte necessário para as atividades do dia a dia.
Quais são as funções do backoffice?
O backoffice é composto por departamentos que estão relacionados com as áreas administrativas do seu negócio. Em um motel, por exemplo, está relacionado com as áreas:
- financeiras e contábeis;
- recursos humanos;
- compra de insumos;
- setor jurídico.
Ou seja, ele não está diretamente ligado com as questões que influenciam no valor gerado para o cliente de imediato, sendo responsável por promover uma melhor gestão do motel.
Por exemplo, se a compra de produtos de limpeza falhar e faltarem itens para higienização, as suítes deverão ser bloqueadas até que se resolva a questão. Isso não só gera prejuízos diretos, como também pode incomodar seu cliente ao buscar o espaço e não encontrar uma acomodação.
Quais os impactos de um backoffice organizado?
O backoffice atua, justamente, com as estruturas de suporte, isto é, auxilia a empresa a ter base para realizar as atividades diretamente relacionadas com o core business. Por exemplo, se o setor de RH não funciona de forma adequada, os funcionários do motel poderão ficar insatisfeitos e gerar uma série de saídas: o temido turnover.
Com isso, o padrão de atendimento do motel pode passar por dificuldades, já que será necessário realizar treinamentos constantes, impactando diretamente a relação com o cliente.
Além disso, um backoffice organizado proporciona diversos benefícios, entre eles:
- garante a operacionalidade do negócio;
- permite identificar eventuais cenários de crise e evitá-los;
- permite identificar gargalos e proporcionar correções que poderão auxiliar na gestão de processos e, até mesmo, potencializar a lucratividade;
- proporciona redução de erros em questões estratégicas, por exemplo, um RH eficiente consegue garantir a motivação dos profissionais do local.
Como implementar o backoffice na administração de motel?
Mas, afinal, como trazer estratégias de backoffice de modo eficiente? Vamos a algumas dicas importantes a seguir:
- levante os processos atuais de cada departamento e pergunte-se se estão atuando em sinergia, se há comunicação entre setores;
- defina metas de produtividade, que deverão ser acompanhadas no dia a dia, por exemplo, redução de gastos por parte do setor de compras em 10% é uma meta interessante;
- defina métricas de acompanhamento das metas definidas previamente;
- tenha reuniões de alinhamento entre setores;
- promova integração de processos internos;
- conte com soluções que permitam a integração de processos internos e a análise de indicadores importantes para o setor de motéis.
Saber o que é backoffice ajuda a tornar as áreas administrativas do seu motel mais eficientes. Com isso, é possível proporcionar o crescimento adequado do seu negócio, além de estar alinhado com uma melhor experiência do cliente.
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