• Home
  • Blog
  • Estoque parado: entenda como isso impacta negativamente o seu motel

Estoque parado: entenda como isso impacta negativamente o seu motel

Estoque parado: entenda como isso impacta negativamente o seu motel

Ocasionalmente, um motel pode ficar com o estoque parado. Isso acontece por uma série de razões, como compra de grande volume de mercadorias, falha do fornecedor por não entregar produtos nos prazos certos ou uma inesperada baixa demanda de clientes.

No entanto, o principal fator que pode fazer com que esse estoque fique sem movimento é a falta de gestão. As empresas precisam desse processo para manter um nível adequado de mercadorias e atender a demanda dos clientes.

Manter um estoque equilibrado envolve planejamento e previsão, o que pode incluir a preparação para imprevistos.

Neste artigo, você vai entender a importância de um controle de estoque eficiente e conferir bons motivos para não deixá-lo parado. Vamos lá?

A importância da gestão de estoque

Compreender o que você tem no estoque ajuda a reduzir custos, melhora a eficiência na gestão do motel e evita possíveis fraudes. Isso permitirá um tempo de processamento suficiente para reabastecer as mercadorias e dará uma ideia do valor atrelado ao seu estoque a qualquer momento.

Para muitas empresas, o inventário físico é a principal despesa. O gerenciamento adequado desse recurso pode significar a diferença entre o sucesso e falha de um negócio.

Quando você tem total controle sobre seu inventário, é possível fornecer um melhor atendimento ao cliente. Isso também ajuda a entender e conferir, em tempo real, o que está vendendo e o que não está.

Por outro lado, um excesso de estoque pode gerar perda de lucro — se um produto expira, é danificado ou perdido. A chave para o controle de estoque adequado é uma compreensão mais profunda da demanda do cliente por seus produtos.

As dicas para evitar estoque parado

Seja qual for o tamanho do seu negócio e do local de armazenamento, usar o espaço do estoque de maneira eficiente é fundamental.

Procure identificar quais itens não estão vendendo tanto quanto deveriam — eles ocupam um lugar valioso em suas instalações, que poderiam abrigar produtos mais populares. É preciso considerar a possibilidade de dar um fim a esses itens para liberar espaço mais rapidamente.

Se o depósito não estiver organizado, você terá dificuldades para gerenciar seu inventário. Muitas empresas optam por otimizar seus depósitos, colocando os produtos menos vendidos juntos em locais de fácil acesso. Isso ajuda a acelerar a saída das mercadorias que ficam parados por muito tempo.

A principal ferramenta para o controle de estoque

Existem muitas maneiras de manter o controle do seu inventário. A mais fácil e inteligente é fazer uso de softwares de gerenciamento de estoque.

Acompanhar os dados de inventário pode ser uma dor de cabeça enorme. Um software de controle integrado aos seus sistemas de gestão ajudará você a gerenciar os níveis de estoque com mais eficiência e fornecerá uma visão completa do negócio.

Ao acompanhar os produtos que tem em mãos ou encomendou, você poupa o esforço de fazer uma recontagem de estoque para garantir que seus registros sejam precisos. Esses sistemas eliminam processos manuais para que seus funcionários possam se concentrar em áreas mais importantes do negócio.

Dessa forma, se você deseja que os clientes conquistados com tanto esforço continuem a utilizar seus serviços, precisa atender a demanda rapidamente. Evitar estoque parado no motel é essencial para garantir os produtos certos assim que as pessoas precisarem deles.

Você também tem problemas com estoque parado? Já conhece as soluções para gerenciamento de estoque que a Microtecs Sistemas tem a oferecer? Entre em contato e fale com a nossa equipe!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

Quero enviar um depoimento