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6 dicas para realizar a gestão de receitas do motel

6 dicas para realizar a gestão de receitas do motel

Um dos principais fatores que contribuem para o fechamento precoce de negócios na área de motéis é o descontrole financeiro, principalmente com a falta de gestão sobre as receitas do seu negócio. Com isso, pode ocorrer desequilíbrio no fluxo de caixa, fazendo com que você gaste mais do que recebe.

Bom, você não quer ter problemas com isso, não é mesmo? Por isso, separamos as melhores dicas para começar a dar o pontapé inicial para este tipo de cuidado. Além disso, uma boa gestão de receitas pode ser responsável por proporcionar maior verba para investimento para melhorias em seu negócio.

Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Faça o registro das receitas

Uma primeira dica importante para proporcionar maior sucesso na gestão de receitas em seu negócio é fazer o registro das receitas do seu motel. Pode parecer uma questão óbvia, não é mesmo? Mas saiba que muitos deles não realizam isso adequadamente.

Por exemplo, registros sem detalhes adequados de data, hora, detalhamento do consumo durante a permanência no espaço, entre outros, impedem que você possa contar com indicadores importantes que serão essenciais para pensar em estratégias para o aumento das receitas.

Por exemplo, sem dados sobre consumo médio e o tipo de item consumido nas suítes, será muito mais difícil traçar estratégias que permitirão alavancar ainda mais a renda do seu negócio. Então fique atento para tornar esse registro o mais eficiente possível.

Faça uma previsão conforme a média das receitas

Outro ponto importante para uma boa gestão de receitas é ter uma estimativa média esperada de rentabilidade para o mês e, também, a projeção dos valores a médio e longo prazo. O primeiro diz respeito a identificar se as metas necessárias para o funcionamento do seu negócio e a lucratividade esperada estão sendo cumpridos.

Já o segundo, no caso, é pensar nas metas de crescimento a médio e longo prazo e direcionar suas estratégias para alcançá-las. Isso passa por investimentos, promoções, estratégias de divulgação, entre outros.

O primeiro é essencial, inclusive, para visualizar eventuais cenários de crise e saber como contorná-los antes que possam complicar o fluxo de caixa. Por exemplo, se há uma queda abrupta de entrada de rendimento, é possível pensar em estratégias para reverter o quadro antes que termine o mês no vermelho.

Considere períodos sazonais

A gestão de receita precisa considerar, também, questões de sazonalidade, que podem afetar diretamente os rendimentos. Por exemplo, há um aumento acentuado na entrada de clientes em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, Ano Novo e, também, aquelas voltadas para esse período. Inclusive, temos um artigo incrível sobre marketing sazonal para atrair mais clientes neste momento.

Contudo, há também períodos de baixa entrada. Por exemplo, meses mais frios e tradicionalmente de viagens (como junho e julho) tendem a ter uma baixa. Por isso, a gestão financeira e, consequentemente, de receitas, precisa considerar isso, para poder lidar bem com as oscilações de alta e baixa ao longo de um ano.

Considere estratégias de segmentação e otimização de preços

A gestão de receitas não passa apenas pelo acompanhamento dos indicadores, mas, também, ter o objetivo de proporcionar um aumento na entrada financeira do seu negócio. E, para isso, será fundamental pensar em estratégias de segmentação e otimização de preços, para poder auxiliar no crescimento da sua renda.

Por exemplo, que tal segmentar o seu motel para pessoas que gostam de curtir suítes temáticas? Isso pode ajudar a trazer aqueles que desejam curtir uma noite diferente e sair da rotina.

Ou, ainda, é possível, por exemplo, pensar em espaços para realização de festas, com suítes maiores e uma infraestrutura voltada para isso. Com o aumento em eventos como despedidas de solteiros e chá de lingerie, é uma ótima oportunidade para investir em uma segmentação de público em busca de espaços diferenciados para visitar.

Além disso, é preciso, também, pensar em estratégias de otimização de preços, para que ele seja atrativo para o cliente e, ao mesmo tempo, não prejudique a rentabilidade do negócio. Para isso, cálculos relacionados com custos fixos e variáveis, valores de fornecedores, entre outros pontos, devem ser colocados na ponta do lápis.

Analise as métricas de receita

O valor total da receita não é o único ponto que deve ser observado na hora de fazer o gerenciamento e controle deste ponto. Há, ainda, outras métricas importantes que devem ser observadas. Estão entre elas:

  • Taxa de ocupação: número de quartos ocupados em determinado período;
  • Ticket médio: valor médio que os clientes gastam ao utilizar os serviços do motel;
  • RevPAR: receita obtida por quarto disponível;
  • RevPOR: receita por quarto ocupado;
  • GOPPAR: lucro operacional bruto por quarto disponível no motel.

Sistema para motel

Conte com a tecnologia para a gestão de receitas no motel

Todos os pontos anteriores podem ser mais bem gerenciados a partir de uma tecnologia que permita o controle de todos esses pontos de forma automatizada e eficiente no dia a dia. Por exemplo, já no checkout, o registro do consumo ser feito e ser possível acompanhar os indicadores em tempo real.

Com isso, evita-se falhas no registro, bem como também é possível acompanhar os indicadores em tempo real. A partir disso, você consegue minimizar chances de crises se expandirem, pois é possível identificá-las logo no começo.

Além disso, a solução permite a integração de diversos processos internos e fazer a gestão adequada do seu motel. Por exemplo, o Sismotel permite que, por meio do Analytics, você acompanha receitas, despesas, taxas de ocupação, a relação entre receitas e despesas, formas de pagamento, entre outras possibilidades.

O setor de motéis pode, muitas vezes, passar por dificuldades relacionadas com a gestão de receitas, principalmente, em períodos de sazonalidade. Por isso, é muito importante estar atento para como trazer um melhor controle para seu negócio e continuar mantendo a vitalidade dele.

Falhas na gestão de receitas podem ser responsáveis pelo fechamento precoce do seu negócio. Por isso, esteja atento para essas questões e cuide das finanças do seu motel. E, para isso, a automatização de processos será sua maior aliada.

Confira como um sistema de automação financeira poderá ser essencial para o sucesso do seu motel neste artigo imperdível sobre o assunto.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

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