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Tudo o que você precisa saber sobre vistorias de suíte!

Tudo o que você precisa saber sobre vistorias de suíte!

Imagine que um cliente chegue à suíte do motel e encontre o lençol desarrumado ou alguma mancha no tapete. Além de fazer com que ele nunca mais volte ao estabelecimento, isso também prejudica toda a reputação do empreendimento perante o mercado, não é mesmo? 

Uma das formas de evitar esse tipo de problema e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos pelo seu motel é por meio das vistorias de suíte. Quer saber o que é isso e como implementar no seu estabelecimento? Então continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é a vistoria de suíte?

Após a saída de um cliente da suíte do seu motel, a equipe de limpeza é acionada para preparar o local para a próxima pessoa. Porém, por mais atento e capacitado que seja o seu time, sempre existe o risco de que ocorra algum erro.

Contudo, apesar de passarem despercebidos pelos colaboradores, os clientes, que estão cada vez mais exigentes, podem perceber e sair do seu estabelecimento insatisfeitos com os serviços oferecidos. É aí que entra a vistoria de suíte, processo realizado após a limpeza para a conferência do local, de forma a garantir que ele esteja em perfeitas condições de uso para os próximos hóspedes.

Como realizar vistorias de suíte no seu motel?

Para realizar a vistoria de suíte no seu motel é importante, em primeiro lugar, delegar essa atividade a um gestor ou gerente do estabelecimento. Isso porque ela deve ser realizada por pessoas que não fazem parte da equipe responsável pela limpeza, com o olhar treinado para identificar falhas e melhorias.

Além disso, você precisa criar um checklist sobre os principais elementos que devem ser observados durante a vistoria de suíte. Com isso, após cada uma das limpezas, a equipe responsável deve ir até a suíte para analisar as condições de uso, garantindo que ele esteja em perfeito estado para receber os próximos clientes.

Essa pessoa precisa checar cada um dos itens da sua lista e pontuar todos eles. Com isso, apenas quando o local atingir a pontuação desejada, poderá ser liberado para a próxima locação.

O que deve ser analisado durante as vistorias de suíte? 

Os elementos a serem analisados durante a vistoria de suíte variam de um motel para o outro. Além disso, eles dependem da estrutura do local. Portanto, em uma suíte simples, geralmente são analisados os lençóis, arrumação da cama, kit de banho, tapetes e limpeza de móveis. Além disso, também é preciso ir ao banheiro para checar o estado do espelho, pia, chuveiro, box, entre outros.

Porém, quando a suíte conta com mais estruturas, como banheiras e piscinas, a vistoria precisa agregar também esses elementos. Portanto, é preciso verificar a limpeza da banheira, cloro da piscina, coloração da água, limpeza do deck e assim por diante.

Geralmente, a vistoria de suíte tem o objetivo de verificar a limpeza do local. Porém, também é possível incluir elementos como televisão, ar-condicionado, entre outros itens básicos no processo. Dessa forma, você garante que suíte esteja em perfeitas condições para receber os próximos clientes.

O que fazer caso encontre danos? 

Imagine que o gestor responsável realizou a vistoria de suíte e encontrou danos ou irregularidades. O que fazer nessa situação?

Caso o problema tenha sido na limpeza da suíte, o ideal é que a equipe responsável seja acionada novamente. É preciso dar feedback aos colaboradores, indicando as irregularidades e como elas devem ser corrigidas. Após a nova limpeza, a vistoria deve ser feita novamente até que o local esteja em perfeitas condições de uso para os clientes.

Porém, quando podem ser identificados danos causados pelos clientes ou aparelhos com defeito, é preciso notificar outra equipe de forma a substituir o que está errado antes de liberar a suíte para uma nova locação.

Qual a importância de realizar vistorias de suíte? 

Existem diversos benefícios em implementar o processo de vistorias de suíte no seu motel. Quer saber quais são eles? Confira a seguir!

Aumenta a satisfação dos clientes

O perfil de quem frequenta motéis mudou. Hoje, os clientes querem uma experiência completa e exigem qualidade em todos os serviços. Dessa forma, a vistoria de suítes pode ser a sua maior aliada na hora de atender a essa demanda, uma vez que você garante que o local estará em perfeitas condições quando o seu cliente entrar, aumentando os níveis de satisfação.

Como consequência disso, você garante um maior índice de fidelização de cliente e atração de novas pessoas para o seu estabelecimento, potencializando os seus lucros.

Melhora a reputação da sua marca

Se você quer que o seu motel cresça e se destaque no mercado, que está cada vez mais competitivo, é essencial investir em excelência. E é exatamente essa a proposta da vistoria de suítes! Com serviços de qualidade e suítes impecáveis, você é capaz de criar um diferencial para o estabelecimento e melhorar a reputação da sua marca diante do mercado.

Aumenta a qualidade da limpeza

Ao realizar a vistoria de suíte, você é capaz de identificar uma série de problemas na limpeza do estabelecimento. Isso porque é possível descobrir padrões de falhas cometidas pelo time como, por exemplo, sempre se esquecer de limpar os espelhos do banheiro.

Dessa forma, consegue dar feedbacks mais bem direcionados e específicos, corrigindo erros e aumentando a qualidade da limpeza das suítes como um todo.

Permite um maior controle sobre os processos

O motel funciona 24 horas por dia e, por isso, pode ser difícil ter controle sobre os processos o tempo todo. Porém, com a vistoria, é possível documentar o processo de limpeza, erros encontrados e qualidade das suítes antes de novas locações. Com isso, sua gestão ganha em qualidade, uma vez que você é capaz de ter um maior controle sobre o que ocorre dentro do estabelecimento, mesmo à distância.

Por que utilizar uma ferramenta específica para as vistorias de suíte?

O processo de vistorias de suíte pode até parecer simples, porém, oferece alguns desafios devido à quantidade de detalhes que devem ser analisados. É por isso que uma ferramenta desenvolvida especificamente com essa finalidade é a sua maior aliada!

Esse tipo de ferramenta pode ser automatizada, permitindo que a pessoa responsável pela vistoria entre na suíte com um tablet contendo o checklist de pontos a serem observados. Ela pontua cada um deles diretamente no software, que indica automaticamente se o local está apto ou não para a locação.

Dessa forma, nenhum elemento é esquecido, aumentando a qualidade do processo. Além disso, todos os dados ficam registrados e são integrados ao seu software de gestão, o que permite um maior controle e análises futuras para identificar problemas recorrentes.

Realizar vistorias de suíte antes de cada uma das locações do seu motel pode ser o diferencial que você precisava para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos. Esse processo oferece uma série de vantagens para o negócio, que são potencializadas quando se utiliza uma ferramenta específica com essa finalidade.

Portanto, entre em contato com a gente e descubra mais sobre essas e outras soluções que o Sismotel pode oferecer para o seu negócio!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

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