• Home
  • Blog
  • Avaliação de desempenho de funcionários no motel: como fazer?

Avaliação de desempenho de funcionários no motel: como fazer?

Avaliação de desempenho de funcionários no motel como fazer

Seus funcionários produzem o que deveriam? Eles evoluem e aprendem ao longo do tempo ou já se acostumaram com as atividades? Você sabe como e por que investir em uma avaliação de desempenho de funcionários no motel?

O setor moteleiro tem uma série de particularidades quando comparado a outros negócios. Contudo, em uma coisa ele se assemelha a qualquer empresa: a qualidade do serviço depende do bom trabalho dos seus funcionários. É por isso que é tão importante implementar uma avaliação de desempenho para os colaboradores.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e descubra!

Avaliação de desempenho de funcionários: o que é e como funciona?

Em primeiro lugar, é importante que você entenda o que é uma avaliação de desempenho e como funciona esse processo. Ele busca entender, quantitativamente, o desempenho dos funcionários de uma empresa ou organização. Ou seja, ela traduz o trabalho dos seus colaboradores em números, de forma a evidenciar se eles realizam ou não as atividades da forma como você espera e deseja.

Geralmente, ela é feita por meio de questionários respondidos por colaboradores e líderes. Neles, você identifica a competência avaliada — como pontualidade, assiduidade, perfeccionismo e outras — e os próprios trabalhadores avaliam a si mesmos, aos colegas e aos liderados (no caso dos gestores).

Contudo, também é possível realizar a avaliação de desempenho utilizando dados coletados no dia a dia do motel. Segundo Vinicius Roveda, moteleiro e consultor, especialista no setor e escritor do livro “Como Os Motéis Se Tornaram Um negócio Bilionário No Brasil“, essa avaliação pode começar pelos clientes, que emitem opiniões públicas (na internet) ou privadas (por meio de pesquisa de satisfação) sobre os serviços prestados.

Por que fazer uma avaliação de desempenho em motéis?

Existem diversos motivos para você implementar uma avaliação de desempenho dos funcionários do seu motel. A avaliação de desempenho é uma ferramenta que permite que você entenda quais são os pontos positivos e elementos críticos do seu motel. Isso porque você precisa oferecer o melhor serviço para os clientes, se quiser manter a competitividade no mercado. Assim, a qualidade do serviço prestado depende diretamente do desempenho dos colaboradores.

Segundo Vinícius Roveda,

“Primeiro, o papel da recepcionista é fundamental. Ela é a única pessoa que, em tese, entra em contato com o cliente na grande maioria dos motéis. Em segundo, a qualidade do serviço da camareira vai impactar diretamente a estadia do cliente. A manutenção em dia, a qualidade das refeições, a conferência adequada, o enxoval com uma lavagem eficiente. Entendo que cada colaborador tem um papel fundamental no sucesso do empreendimento. Por isso, é uma equipe.”

Dessa forma, quando você mede o desempenho, consegue perceber quanto cada um desses colaboradores impacta positivamente a experiência do cliente final. É capaz de identificar o que eles fazem de melhor, mas também o que deve ser melhorado. Com esses dados em mãos, você pode propor um plano de ação para aumentar a qualidade dos serviços prestados, orientado e capacitando os funcionários de acordo com os resultados obtidos.

A avaliação de desempenho também pode ajudar na motivação do time. Você pode usar esses dados para bonificar a equipe com melhor desempenho, por exemplo. Dessa forma, você aumenta o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade e a qualidade do trabalho.

Os resultados para o seu motel são traduzidos em números. Com uma equipe produtiva e capaz de oferecer um serviço de qualidade, você aumenta as chances de atrair e fidelizar clientes e, consequentemente, a sua lucratividade. O seu motel passa a ser destaque perante os concorrentes.

Como avaliar o desempenho de funcionários no motel?

Avaliação de desempenho exige que você colete dados sobre o funcionamento do motel e o trabalho dos colaboradores. Dessa forma, um questionário aplicado a todos os funcionários e líderes é uma ótima solução.

Vinicius Roveda afirma que esse questionário deve conter informações relativas a todo o time, como pontualidade, uso de EPIs, uniforme, disciplina e atenção às normas gerais do motel. Contudo, também é importante ter questionários personalizados de acordo com a área de atuação do colaborador. Neles, você deve inserir itens como a qualidade do atendimento para a equipe da recepção ou organização final da suíte e limpeza para as camareiras.

Geralmente, essas avaliações são feitas pelos gestores, que devem regularmente verificar e anotar a situação dos serviços prestados por sua equipe. Contudo, Vinicius afirma que também é importante avaliar os gestores e o ambiente de trabalho. Aliando a avaliação de desempenho a uma pesquisa de clima, para que você entenda se o desempenho dele atende à expectativa da equipe.

Como o Sismotel ajuda a realizar a avaliação de desempenho dos funcionários?

Vale destacar que contar com um software de gestão é essencial para realizar uma avaliação de desempenho de qualidade. Nesse aspecto, o Sismotel é o seu maior aliado. Isso porque o Sismotel dispõe de alguns métodos de coleta e análise de dados para avaliação de desempenho. Você pode, por exemplo, utilizar o sistema para registrar o tempo de limpeza da suíte. Isso porque um aplicativo inicia a contagem a partir do momento que elas começam o trabalho, indicando quanto tempo o time demorou em cada uma das suítes.

O Sismotel também gera uma série de relatórios gerenciais. No caso do desempenho das camareiras, você é capaz de gerar um relatório que indica o número de suítes sujas e o tempo de limpeza das mesmas. Dessa forma, segundo Rômulo Simões, CEO da Microtecs, empresa que desenvolveu o Sismotel, o gestor pode obter o tempo de ociosidade das camareiras, bem como a quantidade de suítes limpas. Isso enriquece o processo de avaliação de desempenho.

Além disso, também é possível mensurar a qualidade da limpeza. Rômulo explica que, após o término da limpeza, a suíte entra em status de vistoria. Nesse momento, um supervisor vai avaliar o serviço realizado pela camareira e atribui, por meio do aplicativo no celular, uma nota de 0 a 10 para cada um dos itens.

“Ao fim do mês, o gestor terá um relatório que vai mostrar todas as suítes aprovadas e reprovadas, bem como os respectivos motivos e notas. Dessa forma, ele poderá tomar decisões em relação à sua equipe.” — Rômulo Simões, CEO da Microtecs.

Portanto, como você pôde perceber, a avaliação de desempenho de funcionários é um processo muito valioso para o setor moteleiro. Afinal, ela permite que você trabalhe para melhorar os processos e os serviços oferecidos no estabelecimento, o que impacta positivamente nos seus lucros. O Sismotel é o seu maior aliado, gerando relatórios sobre o desempenho dos funcionários e do time ao longo do mês. Dessa forma, você pode utilizar o software para enriquecer e embasar ainda mais a sua avaliação de desempenho.

Então, aproveite e conheça mais sobre o Sismotel agora mesmo!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

Quero enviar um depoimento