Por que vale a pena oferecer cupom promocional para atrair mais clientes?
Ampliar a carteira de clientes é um desejo constante de qualquer empreendimento. Afinal de contas, mais pessoas frequentando o estabelecimento significa mais dinheiro entrando no seu caixa. Nesse sentido, oferecer um cupom promocional é uma ótima estratégia para atrair novos visitantes, além de fidelizar aqueles que já conhecem o motel.
O seu estabelecimento ainda não oferece esse tipo de recurso? Pois saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de impulsionar os seus resultados. Neste post, conversamos com Rômulo Simões, CEO da Microtecs, que nos explica quais são os benefícios de utilizar essa estratégia e como aplicá-la sem erros. Confira!
Quais são os benefícios de oferecer um cupom promocional no seu motel?
A adoção de cupons promocionais no seu motel é uma boa opção para atrair a atenção do público naqueles períodos do mês em que a movimentação do estabelecimento costuma cair. Mas não é só isso, uma vez que a estratégia traz uma série de benefícios para o lugar. Veja, a seguir, quais são eles.
Prospecta novos leads e fideliza clientes já ativos
Com o uso do cupom promocional, você tem mais facilidade para prospectar novos leads, que, inicialmente, são atraídos pelo baixo preço, mas que podem se encantar com os seus serviços e voltar em outras ocasiões.
“Oferecer cupom de desconto faz com que o cliente/lead tenha uma primeira experiência em seu motel e, a partir da boa experiência que ele tiver, poderá se tornar um cliente frequente e fiel, além de ser um possível indicador para outras pessoas”, acrescenta Rômulo Simões.
Outro ponto importante é que o cupom também é um gatilho para que os frequentadores que já são ativos visitem o espaço mais vezes e deem preferência para o seu motel em relação à concorrência.
Aumenta o faturamento do motel
De forma direta, os cupons promocionais funcionam como um incentivo para que o cliente visite o seu motel. Na prática, com o preço mais acessível, um maior número de pessoas pode optar pelo seu estabelecimento. Ainda vale falar que, uma vez que elas economizam com os custos da suíte, podem gastar mais dinheiro com o consumo de comida e de bebida (conhecido como setor A&B), aumentando o seu faturamento.
Fortalece a marca
A oferta de cupons também é uma excelente tática para conquistar a simpatia do público-alvo. Isso porque eles geram uma boa lembrança na mente do consumidor devido à boa experiência proporcionada pelo estabelecimento — aspecto fundamental para criar e manter um vínculo positivo entre o cliente e a marca, trazendo vantagem competitiva no setor moteleiro.
O que considerar na hora de definir as condições do cupom promocional?
Mesmo investindo em cupons promocionais, muitas empresas não conseguem alcançar os resultados esperados. Na maioria das vezes, isso acontece devido ao cometimento de erros no planejamento da estratégia. Segundo o CEO da Microtecs, os principais deslizes nesse processo são relativos à falta de critérios e de um regulamento claro para definir as normativas do cupom promocional.
“Qualquer erro ou falta de clareza para o beneficiado do cupom poderá gerar um grande transtorno ao moteleiro, podendo fazê-lo até mesmo responder junto ao Procon municipal’’, ressalta. Sendo assim, para evitar problemas, é necessário considerar os seguintes fatores:
- a área geográfica de distribuição, que, geralmente, compreende a cidade em que o motel está situado;
- a validade, que representa a data em que o cupom expira;
- as condições de uso, que abarcam os dias e os horários em que o cupom pode ser utilizado e se o final de semana está incluso ou não;
- a categoria da suíte, com a especificação da suíte que a ação promocional contempla;
- o limite de desconto, com o valor máximo a ser deduzido;
- a quantidade de pessoas que podem utilizar o benefício e, nesse caso, normalmente, são duas pessoas;
- em quais unidades ele pode ser utilizado, com a definição da unidade que aceita o cupom no caso de se tratar de uma rede de motel;
- os locais de distribuição, explicitando se ele será distribuído apenas no motel ou em estabelecimentos parceiros, como casas noturnas, bares e restaurantes.
Como aplicar essa estratégia no seu motel?
Além das questões específicas sobre o cupom promocional em si, o gestor do motel deve planejar o modo como a estratégia vai ser aplicada. Isso, contudo, só é possível quando se tem o total controle da gestão do negócio, o que permite que você conheça os detalhes da sua rotina operacional e, assim, consiga definir as melhores épocas e formas de oferecer cupons promocionais.
“A primeira coisa a se fazer é analisar a grade de períodos de menores movimentos no motel. Essa informação pode ser obtida por meio do Relatório de Mapa de Calor do Sismotel, que mostra dias, horários e até mesmo semanas com menor fluxo de clientes’’, aponta Rômulo Simões. Com esses dados em mãos, é possível traçar um planejamento estratégico, estipulando, em cada cupom, o dia e o horário de check-in nos quais o benefício poderá ser utilizado.
Ao disponibilizá-los, outro desafio comum é a sua gestão. A realização desse trabalho de forma manual é inviável, tendo em vista que há possibilidade de fraudes. Diante disso, o uso da tecnologia é indispensável para ajudar na organização do processo.
Com uma plataforma adequada, você ganha praticidade para configurar cada cupom, com validade, valor de desconto e definição de dias da semana e horários em que eles podem ser utilizados. “Isso tudo pode ser feito pelo Sismotel, que conta com uma tela intuitiva de gestão de cupons e diversas parametrizações que dão tranquilidade tanto para o moteleiro quanto para o cliente, evitando fraudes e a reutilização de cupons’’, destaca o CEO da Microtecs.
Como o Sismotel pode facilitar a disponibilização de cupons promocionais?
O Sismotel possibilita a gestão completa do seu motel, sendo também um grande aliado para a disponibilização de cupons promocionais. Ele dá acesso a informações cruciais de gestão, como a Análise de Tarifação, que mostra o faturamento do motel por Tipo de Período Vendido (duas horas, pernoite etc.) e o Mapa de Calor, que identifica os períodos de maior fluxo de clientes — dados relevantes para iniciar uma campanha baseada na oferta de um cupom promocional.
“A nossa plataforma tem uma gestão bem completa, segura e auditável de cupons e cortesias, podendo ser configurada de forma bem restrita. Desse modo, evita-se que o profissional da recepção, em conivência com o cliente, beneficie-se de um cupom já utilizado ou até mesmo burle as regras do regulamento, por exemplo’’, pontua Rômulo Simões.
Como visto, em se tratando de garantir um bom fluxo de clientes no seu motel, vale a pena investir no cupom promocional. De uma forma simples, você conseguirá movimentar o estabelecimento naqueles períodos mais parados, ampliar a sua cartela de clientes e elevar o faturamento e, por fim, fidelizar o seu público, além de, é claro, sair na frente da concorrência.
Quer aderir aos cupons promocionais? Então, entre em contato com a equipe do Sismotel agora mesmo e descubra como podemos ajudá-lo!