Confira 7 dicas de ouro para melhorar a presença digital do seu motel
A internet tem se tornado cada vez mais indispensável em todos os setores de nossas vidas. Como vivemos a era dos smartphones, temos acesso a ela, a nossas redes sociais e ao e-mail, por exemplo, na palma de nossas mãos. Por isso, é muito importante que o seu motel invista em presença digital. Isso significa a forma como a sua marca se posiciona no universo virtual.
No entanto, não basta somente ter um e-mail profissional e um site. Para uma presença digital eficiente, é necessária uma linguagem própria, que caracterize a marca. Ela permite que você interaja com o seu público-alvo e destaque-se em relação aos seus concorrentes.
A seguir, apresentaremos 7 dicas para que você possa aumentar o engajamento de seu motel na internet. Confira!
1. Tenha um site atrativo e personalizado
O site é o carro-chefe da sua empresa na internet, por isso, é crucial que ele seja esteticamente atraente e de fácil navegação. Ele deve estar sempre atualizado, contendo fotos do local, vídeos de apresentação, novidades, promoções e os links para as suas outras redes sociais e formas de contato. Ter um blog para trabalhar o marketing de conteúdo também é uma boa opção para manter os seus clientes por mais tempo na página.
Garanta, porém, que sejam aplicadas as técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que se referem a uma estrutura mais amigável para o Google, fazendo com que o site seja mais fácil de ser encontrado pelas pessoas que usam o buscador. Além disso, o design também deve estar configurado em versão mobile para aquele que acessar a página pelo smartphone não encontrar dificuldades de navegação.
2. Engaje as suas redes sociais
Facebook, Twitter, Instagram, TikTok etc. Não é novidade para ninguém que as redes sociais estão cada vez mais ganhando espaço nas estratégias de vendas, até mesmo pela facilidade que oferecem na comunicação com o seu público. Essa interação direta proporciona uma experiência mais humanizada do cliente com a sua marca, podendo ser o diferencial para ele retornar e/ou indicá-lo para familiares e amigos.
Por isso, poste conteúdos de forma recorrente e divulgue as suas promoções para atrair frequentadores e possíveis novos clientes. Além disso, responda às mensagens o mais rápido possível, principalmente se for alguma reclamação de algum consumidor. Por fim, analise a audiência que está interagindo em suas redes para identificar o seu público-alvo e, com isso, traçar estratégias focadas para esse perfil de cliente.
3. Invista no Marketing de Relacionamento
Em um mercado cada vez mais competitivo, o relacionamento é uma das formas mais eficientes (e menos dispendiosas) de se destacar entre os seus concorrentes. Uma maneira simples de estimulá-lo é utilizando o e-mail marketing, uma opção bastante antiga, mas ainda com muita eficiência. Para isso, basta que você faça um mailing com os contatos dos seus clientes mais recorrentes e comunique-se diretamente com eles.
Envie promoções exclusivas, mensagens de “Boas Festas” no final do ano e, até mesmo, programe um e-mail de “Feliz Aniversário” na respectiva data para parabenizar o seu consumidor. Essas ações farão o seu motel se destacar em um setor que se torna progressivamente mais concorrido por meio da web e deixa a empresa no topo da lista na hora em que os usuários decidirem aproveitar a noite ou curtir um momento especial com o cônjuge.
4. Faça parcerias com influencers
Nos dias de hoje, é quase impossível pensar em aumentar o engajamento de qualquer empresa ou negócio na internet sem cogitar parcerias com os famosos “influencers”. O termo se refere àquelas pessoas que contam com muitos seguidores nas redes sociais e, por meio de suas postagens, fotografias, comentários e vídeos, influenciam as escolhas dessas pessoas.
Logicamente, o seu motel pode se aproveitar disso, utilizando uma estratégia de marketing que não é dispendiosa e pode entregar excelentes resultados. Você pode entrar em contato com alguns influenciadores locais, oferecendo estadias gratuitas ou mesmo fazendo o pagamento de cachê, principalmente em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados.
5. Invista em marketing de conteúdo
Também não dá para aumentar o engajamento de seu motel na internet sem apostar no marketing de conteúdo. Mesmo que você não saiba ao certo o que isso significa, pode ter certeza de que ele está presente no seu dia a dia em todas as vezes que você entra na web ou faz uma pesquisa em um grande buscador, como o Google ou o Yahoo.
O seu conceito está relacionado a oferecer materiais ricos e diferenciados para as pessoas, fazendo um merchandising orgânico e quase imperceptível. Atualmente, existem muitas estratégias para isso, mas as mais comuns costumam ser um blog com artigos, compartilhamentos em redes sociais, e-mail marketing, newsletters e assim por diante.
6. Estipule indicadores importantes
Os indicadores de desempenho são uma boa maneira de ajudar na administração de qualquer empresa. Com um motel, a coisa não muda de figura, embora muitos gestores e gerentes ainda não estejam acostumados com o uso de tais recursos. Se você deseja otimizar o desempenho do seu negócio, no entanto, cogite utilizar ou desenvolver as suas métricas.
Entre as mais úteis, podemos destacar o ticket médio, que informa quanto os seus hóspedes estão gastando no empreendimento. O número de reservas por um determinado período também é um índice interessante, sobretudo se você cruzar esse dado com suas ações de marketing, para analisar sua efetividade. Com os resultados, você pode redirecionar estratégias e investimentos.
7. Revise suas medidas e decisões
Por fim, para aumentar ainda mais o engajamento de seu motel na internet, você não pode deixar de revisar medidas e decisões. Afinal, o gestor inteligente é aquele que não para no tempo, estando em busca de aperfeiçoamento constante e não deixando que os concorrentes ganhem diferenciais competitivos em relação ao seu negócio.
Sendo assim, se você perceber que determinadas ações estão aumentando o número de reservas ou o ticket médio, procure reforçá-las, não deixando de analisar os novos resultados. Por outro lado, se algum investimento não deu o retorno esperado, é preciso deixar o orgulho de lado e buscar novas soluções, em sintonia com os objetivos, expectativas e demandas da empresa.
Por fim, para medir o retorno dessas ações — o que é fundamental —, é importante implementar indicadores de presença digital, como taxa de retorno do e-mail marketing, tempo médio de resposta em alguma rede social e tempo médio de navegação em seu site. Certifique-se de que essas ações sejam corretamente implementadas em sua empresa e os resultados positivos virão em seguida!
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