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Conheça os 4 Ps do marketing e como gerenciá-los no motel

Conheça os 4 Ps do marketing e como gerenciá-los no motel

Se você procura por maneiras de agregar valor ao seu motel diante da percepção do público, já deve ter notado que o caminho mais direto para alcançar esse objetivo é investir em publicidade, correto? Dado o contexto, a estratégia dos 4Ps do marketing é um dos melhores sistemas para estabelecer a posição de uma marca em seu nicho de atuação no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando a leitura deste artigo que preparamos especialmente para você, que pretende aumentar a visibilidade do seu motel e se destacar da concorrência por meio de estratégias de marketing inovadoras.

O que são os 4Ps do marketing?

Antes de mais nada, é importante esclarecer o que significa esse conceito. Pois bem, cada P representa um aspecto diferente que integra a jornada de compra de um consumidor, sendo eles:

  • produto;
  • preço;
  • praça;
  • promoção.

O equilíbrio entre cada pilar dessa estratégia é o que aumenta as probabilidades de que você conquiste e fidelize seu público. É por isso que também conhecemos o sistema como Composto ou Mix de Marketing.

Produto

Não se trata exclusivamente do produto físico em si, mas de todas as características que a empresa oferece por meio dele. O produto, na verdade, é a maneira da empresa entender e definir quais atributos ela pode oferecer para solucionar uma necessidade do mercado.

Preço

Representa mais que o valor cobrado pela solução oferecida. O que queremos dizer é que, no contexto dessa estratégia de marketing, esse pilar indica quanto a empresa pode cobrar pelos produtos ou serviços, com base na forma como ela está posicionada no mercado e como o público a vê.

Praça

Esse nome causa um pouco de confusão para algumas pessoas, pelo fato de sua tradução literal não fazer tanto sentido quanto o termo original “Placement“, que consiste na colocação da marca no nicho que ela atua no mercado.

Praça é o pilar responsável pelos meios nos quais o consumidor chega até uma marca. Isto é, seus canais de distribuição, venda e promoção, que podem envolver desde mídias físicas até as mais diversas mídias digitais (redes sociais, blogs, site, plataformas de motelaria etc).

Promoção

Dentro do contexto dos 4Ps do marketing, esse pilar tem a finalidade de promover uma marca e as soluções que ela oferece por meio da mensagem, tom de comunicação e canais corretos, de acordo com o perfil do público-alvo. Dessa forma, de uma empresa desconhecida, você transforma seu negócio em uma solução com potencial para as necessidades e desejos do consumidor.

Contabilidade básica para motéis

Como os 4Ps do marketing podem ser aplicados na realidade de um motel?

Agora que você já tem uma noção mais específica sobre o que são os 4Ps do marketing, mostraremos com alguns exemplos práticos como o sistema pode ser gerenciado na realidade de um motel.

Produto

Como já foi abordado, produto representa o que a empresa oferece ao consumidor, seja um bem, seja um serviço. A finalidade do produto é satisfazer uma determinada necessidade de uma classe de clientes.

No setor de motelaria, o produto é a hospedagem e toda a experiência que ela envolve no período que os clientes permanecem no estabelecimento. Ou seja, as características são intangíveis, porém, deve-se focar em questões que transmitam ótimos momentos aos hóspedes, como:

  • infraestrutura do motel;
  • identidade visual da fachada e do interior do estabelecimento;
  • limpeza e organização das suítes;
  • qualidade dos produtos oferecidos;
  • serviços diferenciados (decoração temática e outros).

Preço

Nesse contexto, refere-se não somente ao valor que você cobra pelo período ou pernoite do motel, mas deve envolver o que o “produto” abrange para que tenha valor agregado. Isto é, para cobrar um valor alto e ter mais lucratividade, é preciso que seu motel corresponda às expectativas dos clientes. Do mesmo modo, para que você tenha capital de giro suficiente para garantir uma ótima estrutura e serviços diferenciados, precisa cobrar um valor que condiga com a realidade.

Dito isso, é preciso entender que esse pilar dos 4Ps do marketing envolve a gestão financeira do estabelecimento, já que somente com uma boa circulação de dinheiro será possível garantir que fornecedores e funcionários sejam pagos. Além de permitir que a empresa cresça e, é claro, você obtenha lucro.

Praça

No contexto da comunicação digital que vivemos, praça refere-se aos meios pelos quais os clientes podem chegar até seu motel, ou seja, os canais de publicidade e venda. Atualmente, as redes sociais têm sido consideradas ótimas formas de promover serviços de motelaria. Já que além de atingirem facilmente o público-alvo, permitem que campanhas personalizadas sejam feitas com bastante eficiência.

Além disso, existem plataformas de divulgação e reservas, como o conhecido Guia de Motéis, nas quais é possível oferecer descontos, promoções e ofertas imperdíveis para atrair a atenção dos clientes e se destacar dos concorrentes.

Promoção

Por fim, mas não menos importante, a promoção do motel é a maneira como o estabelecimento é ofertado ao seu público. Diferentemente do que foi dito no tópico anterior, não são os brindes, descontos ou ofertas especiais, mas sim das estratégias de divulgação utilizadas para promover a marca.

É nessa etapa que entra toda a publicidade da empresa, e vale lembrar de que esse é um universo de possibilidades. Para desenvolver esse P corretamente, é muito importante que os três Ps anteriores estejam bem definidos.

Para criar campanhas mais eficientes e direcionar seus esforços na direção correta, procure fazer alguns questionamentos, como:

  • Onde você encontra o público-alvo do seu motel?
  • Quais formas você utiliza para promover o motel?
  • As redes sociais são utilizadas apenas para divulgação ou também servem como canais de contato com os clientes?
  • Quais mídias e em qual frequência são usadas?
  • Você tem um calendário de estratégias sazonais estabelecido para aumentar as vendas de serviços e promoções?
  • Como a concorrência realiza sua publicidade?
  • De que forma as ações de seus concorrentes impactam em seu estabelecimento?

Qual a importância dos 4ps do marketing para conquistar e fidelizar clientes de um motel?

Antes de finalizar o post, vale destacar o fato de que uma aplicação prática dos 4ps do marketing na área de motelaria pode contribuir diretamente com os resultados do negócio. O fato desse sistema ajudar nas estratégias de publicidade permite que os gestores saibam não apenas como vender mais, mas também a melhor maneira de otimizar a conquista e manutenção de seus clientes.

Isto é, a questão não é por que algumas empresas vendem mais, mas sim por que algumas são tão mais caras? Estamos nos referindo a agregar valor à marca e, consequentemente, ao produto diante da perspectiva do público-alvo. Dessa forma, concluímos o quão importante são os 4Ps do marketing para o setor de motelaria.

Gostou das informações que abordamos neste post? Então, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre as melhores estratégias de marketing digital para o seu motel!

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

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