Conheça os 4 Ps do marketing e como gerenciá-los no motel
Se você procura por maneiras de agregar valor ao seu motel diante da percepção do público, já deve ter notado que o caminho mais direto para alcançar esse objetivo é investir em publicidade, correto? Dado o contexto, a estratégia dos 4Ps do marketing é um dos melhores sistemas para estabelecer a posição de uma marca em seu nicho de atuação no mercado.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando a leitura deste artigo que preparamos especialmente para você, que pretende aumentar a visibilidade do seu motel e se destacar da concorrência por meio de estratégias de marketing inovadoras.
O que são os 4Ps do marketing?
Antes de mais nada, é importante esclarecer o que significa esse conceito. Pois bem, cada P representa um aspecto diferente que integra a jornada de compra de um consumidor, sendo eles:
- produto;
- preço;
- praça;
- promoção.
O equilíbrio entre cada pilar dessa estratégia é o que aumenta as probabilidades de que você conquiste e fidelize seu público. É por isso que também conhecemos o sistema como Composto ou Mix de Marketing.
Produto
Não se trata exclusivamente do produto físico em si, mas de todas as características que a empresa oferece por meio dele. O produto, na verdade, é a maneira da empresa entender e definir quais atributos ela pode oferecer para solucionar uma necessidade do mercado.
Preço
Representa mais que o valor cobrado pela solução oferecida. O que queremos dizer é que, no contexto dessa estratégia de marketing, esse pilar indica quanto a empresa pode cobrar pelos produtos ou serviços, com base na forma como ela está posicionada no mercado e como o público a vê.
Praça
Esse nome causa um pouco de confusão para algumas pessoas, pelo fato de sua tradução literal não fazer tanto sentido quanto o termo original “Placement“, que consiste na colocação da marca no nicho que ela atua no mercado.
Praça é o pilar responsável pelos meios nos quais o consumidor chega até uma marca. Isto é, seus canais de distribuição, venda e promoção, que podem envolver desde mídias físicas até as mais diversas mídias digitais (redes sociais, blogs, site, plataformas de motelaria etc).
Promoção
Dentro do contexto dos 4Ps do marketing, esse pilar tem a finalidade de promover uma marca e as soluções que ela oferece por meio da mensagem, tom de comunicação e canais corretos, de acordo com o perfil do público-alvo. Dessa forma, de uma empresa desconhecida, você transforma seu negócio em uma solução com potencial para as necessidades e desejos do consumidor.
Como os 4Ps do marketing podem ser aplicados na realidade de um motel?
Agora que você já tem uma noção mais específica sobre o que são os 4Ps do marketing, mostraremos com alguns exemplos práticos como o sistema pode ser gerenciado na realidade de um motel.
Produto
Como já foi abordado, produto representa o que a empresa oferece ao consumidor, seja um bem, seja um serviço. A finalidade do produto é satisfazer uma determinada necessidade de uma classe de clientes.
No setor de motelaria, o produto é a hospedagem e toda a experiência que ela envolve no período que os clientes permanecem no estabelecimento. Ou seja, as características são intangíveis, porém, deve-se focar em questões que transmitam ótimos momentos aos hóspedes, como:
- infraestrutura do motel;
- identidade visual da fachada e do interior do estabelecimento;
- limpeza e organização das suítes;
- qualidade dos produtos oferecidos;
- serviços diferenciados (decoração temática e outros).
Preço
Nesse contexto, refere-se não somente ao valor que você cobra pelo período ou pernoite do motel, mas deve envolver o que o “produto” abrange para que tenha valor agregado. Isto é, para cobrar um valor alto e ter mais lucratividade, é preciso que seu motel corresponda às expectativas dos clientes. Do mesmo modo, para que você tenha capital de giro suficiente para garantir uma ótima estrutura e serviços diferenciados, precisa cobrar um valor que condiga com a realidade.
Dito isso, é preciso entender que esse pilar dos 4Ps do marketing envolve a gestão financeira do estabelecimento, já que somente com uma boa circulação de dinheiro será possível garantir que fornecedores e funcionários sejam pagos. Além de permitir que a empresa cresça e, é claro, você obtenha lucro.
Praça
No contexto da comunicação digital que vivemos, praça refere-se aos meios pelos quais os clientes podem chegar até seu motel, ou seja, os canais de publicidade e venda. Atualmente, as redes sociais têm sido consideradas ótimas formas de promover serviços de motelaria. Já que além de atingirem facilmente o público-alvo, permitem que campanhas personalizadas sejam feitas com bastante eficiência.
Além disso, existem plataformas de divulgação e reservas, como o conhecido Guia de Motéis, nas quais é possível oferecer descontos, promoções e ofertas imperdíveis para atrair a atenção dos clientes e se destacar dos concorrentes.
Promoção
Por fim, mas não menos importante, a promoção do motel é a maneira como o estabelecimento é ofertado ao seu público. Diferentemente do que foi dito no tópico anterior, não são os brindes, descontos ou ofertas especiais, mas sim das estratégias de divulgação utilizadas para promover a marca.
É nessa etapa que entra toda a publicidade da empresa, e vale lembrar de que esse é um universo de possibilidades. Para desenvolver esse P corretamente, é muito importante que os três Ps anteriores estejam bem definidos.
Para criar campanhas mais eficientes e direcionar seus esforços na direção correta, procure fazer alguns questionamentos, como:
- Onde você encontra o público-alvo do seu motel?
- Quais formas você utiliza para promover o motel?
- As redes sociais são utilizadas apenas para divulgação ou também servem como canais de contato com os clientes?
- Quais mídias e em qual frequência são usadas?
- Você tem um calendário de estratégias sazonais estabelecido para aumentar as vendas de serviços e promoções?
- Como a concorrência realiza sua publicidade?
- De que forma as ações de seus concorrentes impactam em seu estabelecimento?
Qual a importância dos 4ps do marketing para conquistar e fidelizar clientes de um motel?
Antes de finalizar o post, vale destacar o fato de que uma aplicação prática dos 4ps do marketing na área de motelaria pode contribuir diretamente com os resultados do negócio. O fato desse sistema ajudar nas estratégias de publicidade permite que os gestores saibam não apenas como vender mais, mas também a melhor maneira de otimizar a conquista e manutenção de seus clientes.
Isto é, a questão não é por que algumas empresas vendem mais, mas sim por que algumas são tão mais caras? Estamos nos referindo a agregar valor à marca e, consequentemente, ao produto diante da perspectiva do público-alvo. Dessa forma, concluímos o quão importante são os 4Ps do marketing para o setor de motelaria.
Gostou das informações que abordamos neste post? Então, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre as melhores estratégias de marketing digital para o seu motel!